segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Um conto qualquer.

"Momentos pausados, esquisitice, calmaria. É tudo tão difuso. É tudo tão mal-feito. Rabisco o papel, e ela me sorri. Tento, em vão, me concentrar no que fazia antes, mas é tarde, já me roubou a atenção. Será que só vejo nela o que há em mim?, me pergunto, me corrôo por dentro, a caneta me escapa. Cilindros espalhados pelo colchão e sua cabeça inclinada. Meu peito arfa, mas não posso me aproximar. Não sei se Eva é real – às vezes parece que não pode ser. Os ponteiros mudos a me ensurdecer relembram a cada instante o que eu quero esquecer: nosso tempo está acabando, minha cara. Incluo comportamentos mil em cada novo eu que finjo inventar, mas Eva continua a mesma, sempre foi tal qual é (ou tal qual vejo). Suas mãos – as que eu poderia segurar e não soltar mais, não fosse a distância – estendidas em minha direção; sinto seu olhar a queimar-me as costas enquanto escrevo, mas Eva não está em casa. E volta a saudade de quando era minha companhia nos balanços e nas brincadeiras da tardinha, e de nossa vontade de ter uma casa-da-árvore. A gaita outra vez a tocar, e o seu sorriso de criança banguela a estender-me os mesmos dedos que há pouco. Eva me diz que sente muito, e que sente também a minha falta. Sua voz é quase chorosa ao telefone (esse mesmo que eu imagino). Só não consigo mais distinguir o que é verdade e o que não é. Talvez eu deva estar virando a página, percebo. E antes que notasse, escrevia no vazio. É que às vezes a gente foge antes de sofrer, e tende a repetir tal ato: e quando não temos mais pra onde ir? Antes buscasse proteção, não encontraria esses olhos. Ela se levanta da cama com outra xícara de café a me entregar, e quase posso sentir suas mãos em meus ombros. Não sei se está viva ou morta e isso dói. É que ela está tão presente em meu pensamento que não consigo diferenciar presença de falta. E a culpa por seus atos me consome, ainda que eu os desconheça. Então me ponho a pensar nestes princípios idiotas e na hipocrisia do mundo, que vive também em mim. E meus olhos ardem quando percebo que tudo que condeno existe em meu coração; meu coração, por sua vez, se aperta quando eu lhe acuso de antemão, já sabendo que não deveria. E manipulado sou, por valores errados que sei que são errados; manipulado sou, sabendo que me manipulam. Como admirá-la se já não tem meu respeito? É mais forte que eu. Seus lábios sobre os meus me fazem querer chorar, pois não sei o que é a vida além dela. Ocupo meu tempo com versos e confissões, com tentativas falhas de esquecer meu nome, com a tola esperança de aprender a ser outro alguém. Queria poder tomá-la nos braços antes que qualquer um atirasse a pedra; por alguns momentos me esqueço que o primeiro fui eu. E tudo que escrevo aqui sai embolado – não fazer sentido talvez seja proposital (eu nunca sei). A carga da caneta quase acaba. Talvez seja hora de parar um pouco e ver se ela está aquecida o bastante. E eu posso usar de mil frases ou dizer coisa alguma, ela entenderá: estou indo embora (devagar, aos poucos, me afasto enquanto meus ouvidos se enchem do ruído de sua tosse – ou será que é ela quem está me deixando?). Talvez seja essa nossa arte em comum, de esconder as coisas por trás das palavras. Eva bradou-as em minha frente por todo esse tempo e eu, provando de meu próprio veneno. O que quero dizer é que talvez eu não possa segurar o rojão desta vez, porque ela faz o mesmo que eu. E falar de amor é fácil demais: complicado é expor a dor que se sente. Vamos pelas entrelinhas, sem clareza, a mão tremendo e o coração disparado: ao mesmo tempo em que sei que vou morrer de saudade, preciso correr para longe desse quarto antes que ela perceba. Deve ser o certo a se fazer, quando seus olhos estão tão machucados, quando ela mal consegue abrir a boca; mas seu interior sorri (ou é o contrário?). Agora eu vejo. É sempre a mesma história, vê? Ela poderia ser minha Capitu, ou eu ser seu Heathcliff. A gente sempre acaba sendo magoado por aqueles que amamos. Mas somos só nós dois, como nunca fomos. Tentei, em vão, o silêncio. Sem despedidas, o final deveria doer menos. Mas ela estava acordada, para o meu temor estava acordada. Seria mais difícil assim, porque aquele olhar equivalia a muitos. Aproximei-me e me agarrei mais a ela, então. Esperaria até que adormecesse. Grudou seus lábios nos meus com sofreguidão, o nariz amassando em minha bochecha. Sua pele ardia em febre – ela estava mesmo ali? Eu não sabia. Gostaria de perdoá-la, mas como, se o erro dela era o meu próprio erro? Era dor demais, melancolia além da conta. Quando sua respiração pesou e os olhos fechados continuaram, soltei-me dela como se estivesse me queimando (mais tarde, eu descobriria que realmente estava ferido). Saí do lugar (se é que era um lugar real) sem olhar para trás. Lá de dentro, Eva me sorriu – não que fosse este, de fato, seu nome. Mas, para mim, não havia qualquer outro jeito de explicar que aos meus olhos não existia uma só mulher além dela."

Nenhum comentário:

Postar um comentário